SOBRE NÓS

A Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo a promoção da cultura, incentivo e realização de eventos como festivais, feiras e congressos. O intuito é o incentivo ao turismo e o fortalecimento econômico da cidade.

 

O conselho de administração é composto por seis entidades: 

- Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau;
- Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau;
- Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs);
- Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas);
- Associação Cultural da Vila Germânica;

 

Atualmente, são cinco eventos no portfólio, com mais de 370 mil pessoas impactadas ao ano.

NOSSA HISTÓRIA

A história da Ablutec teve início com um intenso envolvimento com o mercado cervejeiro. Em 2008 a entidade realizou pela primeira fez o Festival Brasileiro da Cerveja, um marco para o setor no Brasil. Naquele ano, eram 318 fábricas da bebida no país. Hoje, o número passa de mil e é sabido que o evento teve um grande impacto na disseminação de informações sobre o setor. Para ampliar a programação e atender a movimentação do segmento, criou-se nos anos seguintes o Concurso Brasileiro de Cerveja e a Feira Brasileira da Cerveja. A programação contribuiu também para a titulação de Blumenau (SC) como Capital Brasileira da Cerveja, em 2017, através de uma Lei Federal. 

 

De 2013 em diante, a Ablutec se tornou responsável também por dois eventos em datas especiais para as famílias. Na Osterdorf – Vila de Páscoa, uma estrutura remonta tradições dos imigrantes alemães, além de proporcionar vivências para crianças e adultos relacionadas ao tema.

 

Já o Magia de Natal é um dos maiores eventos de época do país, que reúne um público superior a 250 mil pessoas. Uma mega estrutura com decoração, personagens, desfiles e atividades promovem uma imersão no universo lúdico e encantador do Natal. 

 

Ainda para valorizar a gastronomia, em 2017 a Ablutec iniciou a jornada de um novo evento, o Sabores de Santa Catarina. Nele, restaurantes e chefs olham com mais atenção para os ingredientes e produtos do estado para que o público possa valorizar esses itens em apresentações únicas. 

DIRETORIA

Develon da Rocha

Presidente

Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitor Bureau

Cleber Roberto Waldrich

Diretor/Vice-presidente

Márcio Sérgio Salvador Rodrigues

Diretor Administrativo Financeiro

Sindilojas - Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau

Tatiana Honczaryk

Diretor Eventos, Cultura, Turismo e Esporte

SIHOBRS - Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região

Anderson Weber

Diretor Secretário

Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau

CONSELHO FISCAL

João Henrique Pires Reinhardt

Raquel da Silva

Celito Geraldo